9

A bola do futuro

Quem não se lembra do polêmico gol da Inglaterra na final da Copa do Mundo de 1966 em cima da Alemanha durante a prorrogação? O juiz validou o gol, mas até hoje se discute se o chute de Geoff Hurst entrou. Ou da cabeçada de Kaká contra os EUA na final da Copa das Confederações no ano passado em que o árbitro não deu o gol da seleção, que perdia por 2 a 1. São apenas dois exemplos de lances polêmicos que, no futuro, podem não acontecer. É que uma bola promete revolucionar o futebol. Chamada de CTRUS, ela tem um GPS instalado e muda de cor quando passa pela linha do gol ou sai de campo.

Por enquanto, a bola ainda está na fase de testes, é um protótipo da empresa de tecnologia Agent. Pelo projeto, um pequeno CPU seria instalado no seu interior e se comunicaria via wireless e GPS com estações de controle nos estádios. Assim seria possível saber o local exato da bola no campo e auxiliar os árbitros em momentos polêmicos. A bola tem luzes internas que mudam de cor quando ela passa pela linha do gol ou sai pelas laterais do campo. Tudo pelo Fair Play (jogo limpo) tão falado pela Fifa!

Mas a tecnologia da CTRUS não para por aí. Ela também seria capaz de informar a força de cada chute (velocidade) e teria uma câmera para gerar imagens espetaculares do ponto de vista da própria bola para as transmissões de televisão(espetaculares mesmo, vai parecer video-game!)

Além disso, a CTRUS tem uma estrutura diferente. Ela não precisa de ar para manter a forma esférica porque o seu interior tem um esqueleto. Além disso, é transparente. O problema é a Fifa, que não gosta muito de tecnologia no futebol, aceitar a nova bola.

Fonte: Primeira Mão.

9 comentários:

Laura Marzullo comentou:

Nooosa, bola com GPS?! Tô ficando velha,cara! hsuahus... pois é, sempre me indignei por erros tubelolísticos, acho q os resultados deveriam ser mudados assim q o juiz assistisse ao vídeo do jogo,mas fazer o quê,ñ sou eu quem diga as regras.
ótima novidade,tb t espero em meu blog,sucesso! ;)

8 de abril de 2010 às 21:11
Schuan comentou:

ja tinha ouvido falar disso, acho uma boa pro esporte, vai acabr com aquela duvida se a bola entrou ou nao por exemplo.......espero q nao demore!

9 de abril de 2010 às 16:18
Anônimo comentou:

Vai ser bom essa bola!

9 de abril de 2010 às 16:31
Habib Sarquis comentou:

Gostei da bola. Parabéns pelo blog.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

9 de abril de 2010 às 21:21
SinaldoLuna" comentou:

Uma boa nova tecnologia no mundo do futebol! E sem dúvida, de extrema utilidade... Lances polêmicos ficaram só na memória1

Ótima Postagem!

Parabéns e Sucesso! 0/

9 de abril de 2010 às 22:48
Leonardo comentou:

Interessante!!
Quem diria em, a tecnologia influenciando até nos esportes!!

9 de abril de 2010 às 22:50
Unknown comentou:

karaka... GPS até na bola....

sinistro

9 de abril de 2010 às 23:53
Guiné comentou:

E toda a graça do esporte será jogada no lixo...
Futebol é espetacular justamente por isso, é muito fácil saber se uma bola entrou ou não, basta colocar uma micro câmera no travessão de modo que ela tenha a visão total... mas isso estraga toda a diversão do esporte, esportes como Fórmula 1 o desenvolvimento tecnológico faz parte, mas em esportes como futebol, é a técnica e a malícia, ridículo, a Fifa não aceitará, até porque se não empresas como a Adidas e a Nike estariam investindo nisso.

12 de junho de 2010 às 01:52
Danilo Anjos comentou:

muito legal mas isso não vai ser usado em nenhum jogo oficial ja que a fifa não aprova o uso de tecnologia externa pra auxilio do resultado, no futebol tem que ter aquela "polemica"

12 de junho de 2010 às 11:43

Postar um comentário