4

Como estão as obras nos 12 estádios para a Copa de 2014?

A Copa do Mundo de 2014 parece estar distante. Para a FIFA não. Vários estádios pelo Brasil estão recebendo reclamações por parte da organização pelo atraso nas obras. Em compensação outras, se agilizam e esperam sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.

O Rio de Janeiro é o município onde a situação das obras nos estádios para a Copa de 2014 está mais grave. De acordo com o Portal 2014 (www..copa2014.org.br), não há nenhum projeto definido ou qualquer sinal de abertura da licitação. O Rio, segundo o levantamento, é uma das seis cidades-sede que ainda não iniciaram as obras de renovação dos estádios, entre as 12 escolhidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Em Recife, a licitação foi paralisada por recurso de uma das participantes, e Natal ainda não publicou o edital para a seleção da construtora, embora prometa iniciar obras secundárias este mês. Obras secundárias também são o recurso de Salvador para cumprir o mínimo exigido pela Fifa. A capital baiana foi uma das primeiras a promover a licitação, mas o processo acabou embargado por uma ação do Ministério Público Federal.

Está quase tudo pronto para que o lançamento do edital para a reforma do estádio Castelão, local dos jogos da Copa 2014 em Fortaleza.

Em Brasília, só há pouco tempo foi liberada a licitação pelo Tribunal de Contas e as propostas deverão ser abertas nesta semana. São Paulo continua enfrentando críticas da Fifa ao projeto de remodelação do estádio do Morumbi e aguarda avaliação da entidade às últimas modificações propostas pelo São Paulo Futebol Clube.

Em Curitiba, o Atlético Paranaense espera que o governo do estado empregue recursos públicos na renovação da Arena da Baixada. E em Porto Alegre, o Internacional ainda se recusa a recorrer ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas não conseguiu, até agora, iniciar as obras por conta própria.

Conforme o levantamento do Portal 2014, apenas em Belo Horizonte, Manaus e Cuiabá as obras nos estádios foram iniciadas. A capital mineira disputa a abertura do Mundial com Brasília e São Paulo, e segue à risca um cronograma próprio acertado com a Fifa.


Fonte

4 comentários:

Melhores da semana comentou:
Este comentário foi removido pelo autor.
szukala comentou:

comentário: acredito, e posso beirar a certeza que você não faltou as aulas de geografia, ou será que só minha turma de terceira série primaria teve o trabalho escolar de apresentar todos os estados e suas capitais? mas vamo lá...Campo Grande = Mato Grosso do sul. fica a dica http://maps.google.com

5 de junho de 2010 às 01:20
Anônimo comentou:

Desculpe pelo erro parcial, pois nunca disse que Campo Grande não era a capital de Mato Grosso do Sul.
Essa matéria foi publicada a 1 mês atrás e por isso Campo Grande estava nela. A cidade se candidatou porém, a FIFA já eliminou o projeto, como em algumas outras cidades.

5 de junho de 2010 às 09:19
Unknown comentou:

Bem, em Manaus
aindan não começaram completamente as obras.
Até agora a unica coisa q fizeram foi preparar o terreno ao lado do estadio pra construirem o Mini-Shop. E pelo oq eu to vendo vai demorar bastante ainda pra eles terminarem isso ¬¬.

5 de junho de 2010 às 23:11

Postar um comentário