5

E se não houvesse impedimento?

A mudança de uma única regra de um único esporte parece algo pequeno demais para merecer uma elucubração. Mas, em última instância, pode-se imaginar que, sem o impedimento no futebol, o Brasil não seria o mesmo. Não seríamos os reis do esporte mais popular do mundo, não ganharíamos cinco Copas e, principalmente, muito poder e dinheiro que hoje engordam as contas bancárias de dirigentes e jogadores estariam em outros bolsos. Para quem não sabe, a atual lei do impedimento diz que, quando um jogador recebe a bola no campo de ataque, é preciso haver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo. Como o jogador mais recuado em geral é o goleiro, isso significa o goleiro e mais um.

É assim desde 1925. Até então, era preciso haver três jogadores. Mudou-se a regra porque os técnicos deixavam um zagueiro adiantado e outro na sobra. Se o atacante evitasse o impedimento, o segundo zagueiro matava o lance. As partidas concentravam-se no meio-campo e os jogos acabavam sem chutes a gol, a não ser em cobranças de falta. A alteração teve dois efeitos. Primeiro, o placar das partidas engordou. No primeiro jogo sob a regra nova, na Inglaterra, o Aston Villa marcou dez gols no Burnley. O outro efeito foi desafogar o meio-campo: provocar o impedimento com um só jogador ficou arriscado e a zaga foi recuada.

O miolo do gramado virou lugar de craques. É ali que, trocando passes ou driblando, os bons jogadores avançam com a bola sob controle até o bote final: um chute à distância ou a penetração de um atacante por trás da defesa até o gol.

Era do que brasileiros e latino-americanos precisavam. Diferentemente dos europeus, cujo estilo ainda hoje é marcado por jogadas longas e cruzamentos para a área, os brasileiros sempre preferiram carregar a bola e a possibilidade de jogar dessa maneira marcou nossa supremacia. Coincidência ou não, o futebol brasileiro como o conhecemos só apareceu depois de 1925. Até então, a Seleção brasileira só havia ganho um campeonato sul-americano, em 1919. O primeiro reconhecimento mundial veio com o terceiro lugar, em 1938, na Copa da França.

Se o impedimento acabasse de vez, a área ficaria liberada para os atacantes e alguns zagueiros seriam fixados ali. Com essa multidão junto às traves, aumentaria o número de faltas perigosas, pênaltis e gols, principalmente os de cabeça, uma especialidade européia. A estatura seria decisiva e atacantes como Peter Crouch, o inglês de 2,01 m, seriam comuns. Atacantes brasileiros como os baixinhos Romário sucumbiriam.

O futebol perderia a graça, diz o ex-jogador Tostão. No meio-campo, em vez de dribles geniais, veríamos poucos atletas disputando bolas perdidas. O futebol ficaria parecido com o basquete: jogadas concentradas sob as cestas e lances decididos em detalhes. Num ginásio, o público tem boa visão. Mas, da arquibancada, os lances decisivos seriam invisíveis.

Para o jornalista falecido Armando Nogueira, isso mataria o futebol. O impedimento é a regra em que os juízes mais erram. Sem ele, sobre o que a gente ia discutir no botequim depois do jogo?

PS: O Análise FC está concorrendo ao prêmio topblog 2010. Peço o seu voto no 2º turno. É muito simples: clique neste link, depois em votar e coloque seu nome e email. Posteriormente receberá um email de confirmação do voto. Obrigado!

5 comentários:

Anônimo comentou:

Seria bom, eu acho.

23 de outubro de 2010 às 14:32
Bruno comentou:

Que continue a regra do impedimento, sem ela seria um desastre. O maior problema são os juízes por errarem bastante e eles deveriam receber um treinamento mais intenso e especializado. Exemplo maior de péssima arbitragem foi a Copa de 2010 e a pior delas na final da Copa. Enfim, sou a favor da regra do impedimento até por uma questão de organização.

www.nervozero.co.cc

23 de outubro de 2010 às 15:12
Luís Felipe Barreiros comentou:

Ia ser estranho... as coisas não são fáceis para mudarmos assim.

Estamos de volta, conto com seu apoio!

Abraços,
Luís
porforadogramado.blogspot.com

24 de outubro de 2010 às 15:04
gmattiollo comentou:

sairiam muito mais gols@!

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

24 de outubro de 2010 às 21:29
Natália comentou:

Aah, eu não gosto de impedimento. Não vejo argumentos convincentes para ele existir Oo sei lá.. é difícil mudar, mas eu preferiria :DD

25 de outubro de 2010 às 13:23

Postar um comentário