1

Malwee futsal e o futsal brasileiro

Buenas! Por twitter, fiquei sabendo que meu amigo Ítalo Puccini iria acompanhar a semi-final do 'campeonato brasileiro' de futsal, entre Jaraguá/Malwee e Carlos Barbosa. Então, sabendo de sua facilidade e talento com as palavras, o convidei para fazer um texto contando melhor essa história e dar um espaço também ao futsal, um esporte ainda pouco valorizado em questões mundiais, apesar de ser encantador e estar crescendo muito.
Deixo aqui o link de um dos blogs de Ítalo - daquele que fala sobre assuntos futebolísticos -, o qual recomendo muito. O ópio do povo.



A Malwee Futsal e o Futsal Brasileiro

Por Ítalo Puccini,

Morador da cidade de Jaraguá do Sul/SC.

A Malwee Futsal, de Jaraguá do Sul, está na final da Liga Futsal (o Campeonato Brasileiro do Futebol de Salão) pela sexta vez consecutiva. Um marco antes nunca alcançado por alguma equipe neste esporte. Busca o tetra a equipe da cidade do Norte do Estado de Santa Catarina, vencedora das edições de 2005, 2007, 2008, e vice-campeã nos anos de 2006 e 2009. A chegada a esta nova final é ainda mais marcante pelos confrontos mata-mata disputados: nas quartas-de-finais, eliminou a rival Krona/Joinville, da cidade vizinha (2x2 em Joinville, 4x1 em Jaraguá). E, pelas semifinais, eliminou (com duas vitórias, 1x2 em Carlos Barbosa e 3x1 em Jaraguá) a tradicional escola gaúcha do Futsal, a equipe de Carlos Barbosa/Tramontina, detentora de quatro títulos da Liga e justamente a equipe que bateu a Malwee nos anos de 06 e 09.

A equipe jaraguaense marca uma história neste esporte. É, além de Tricampeã Nacional, Hexacampeã da Taça Brasil (2003 a 2008), Tetracampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (2001 a 2003 e 2007), Pentacampeã da Taça Libertadores da América (2004 a 2008), Hexacampeã do Sulamericano (2004 a 2009), Tetracampeã da Superliga (2005, 2006, 2009, 2010), e Hexacampeã Estadual (2002 a 2006 e 2008). Falta um título ainda, buscado a todo custo pela equipe, que é o Mundial, disputado entre o Campeão da Libertadores da América contra os Campeões dos outros Continentes. Título este que a Malwee já perdeu por quatro anos seguidos para a equipe espanhola do Boomerang Interviú (2005 a 2008).

A partida de volta da semifinal foi disputada ontem, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul. Outra partida que mostrou o quanto o plantel da equipe jaraguaense se sobressai nos momentos de reta final de campeonatos. Apesar de contar com jogadores chamados fora de série – o eleito melhor goleiro do mundo, Tiago; o selecionável Lenísio; e o eleito melhor jogador do mundo, Falcão – são poucos os jogos em que somente os três resolvem. O que mais acontece – e consequentemente engrandece a equipe – é a participação decisiva de todos os jogadores. Ontem, por exemplo, Valdin foi autor de dois dos três gols da equipe. E o fato de pelo menos metade do grupo estar junto há pelo menos cinco anos (alguns jogam juntos a quase dez anos já) facilita muito. O que se nota em quadra é uma equipe mortal nos contra-ataques e que se defende muito bem (basta observamos os placares dos jogos mata-mata, contra duas equipes que ficaram nas quatro primeiras colocações na classificação geral).

Para a cidade de Jaraguá do Sul já é uma rotina comemorar títulos da Malwee Futsal. Sempre dois ou três por ano. E é algo que muito nos enriquece enquanto moradores desta cidade com pouco mais de 130 mil habitantes. Este reconhecimento nacional alcançado graças a esta equipe neste esporte que este ano completa apenas 15 anos de Liga Nacional (o equivalente ao Campeonato Brasileiro de Futebol). Desde 1996, as equipes mais vitoriosas da Liga são gaúchas: Ulbra e Carlos Barbosa, tetracampeãs. Marca que este ano poderá ser alcançada pela Malwee Futsal.

As finais da Liga deste ano acontecerão nos dias 16 e 23 de novembro, entre Marechal Cândido Rondol/Copagril e Jaraguá/Malwee Futsal. O primeiro jogo em Marechal, o segundo em Jaraguá. A equipe de Marechal, inclusive, que eliminou a melhor equipe da fase classificatória, o São Caetano/Corinthians (2x0 em Marechal, 1x1 em São Paulo), favoritíssima ao título devido ao desempenho arrasador durante toda a liga.

Após as finais da Liga ainda acontecerá mais um campeonato tradicionalíssimo no esporte: a Taça Brasil, que será realizada de 29/11 a 05/12 na cidade de Jaraguá do Sul, envolvendo as doze melhores equipes do país. E mais emoções teremos pela frente, uma vez que um dos grupos da Taça será formado por: Malwee, Carlos Barbosa, Corinthians, Copagril e Macau/RN, ou seja, os quatro semifinalistas da Liga Nacional. Dali, somente dois passarão para as semifinais.

Enfim, o Futsal Nacional vem marcando território ano a ano, com campeonatos cada vez mais acirradíssimos e com equipes buscando se reforçar repatriando jogadores brasileiros que estão jogando no exterior. A cada ano o nível de competição cresce. E, diante disso, chegar a seis finais consecutivas é algo a ser muito elogiado e comemorado por todos os integrantes da equipe Jaraguá/Malwee Futsal.

PS: O Análise FC está concorrendo ao prêmio topblog 2010. Peço o seu voto no 2º turno. É muito simples: clique neste link, depois em votar e coloque seu nome e email. Posteriormente receberá um email de confirmação do voto. Obrigado!

1 comentários:

JulieC. comentou:

Rapaz, de boa... eu adoro esporto, gosto muito de futsal, não entendo nada, mas adoro assitir. Tem também casa jogador lindo... hm.
Pois é! kkkk
Adorei seu blog, vou seguir, ok?
Beijinhos!

8 de novembro de 2010 às 16:30

Postar um comentário