8

Comissão de Mosaicos - Colorindo a Arena da Baixada

Primeiramente queria agradecer a Mariana Monteiro, presidente da Comissão de Mosaicos Furacão que entrou em contato com o blog, parabenizando o post sobre os mosaicos e sugerindo esse post. Além dela, também somos muito gratos a Julia Abdul-Hak, jornalista e colaboradora do Mosaico Furacão, da torcida do Atlético Paranaense que nos cedeu todas as informações desse necessárias para a formação do post.

A Comissão de Mosaicos trabalha em conjunto com o Clube Atlético Paranaense, todos seus passos e atos são sempre acompanhados pelo Clube. São cerca de 25 torcedores apaixonados pelo Furacão, e não pertencentes a nenhuma torcida organizada e procuram com o advento do Mosaico colorir ainda mais a Arena da Baixada, deixando o estádio mais bonito e mais vivo apoiando os jogadores e fazendo com que os jogos do Furacão dentro da Arena possuam um novo visual, diferente de tudo o que já se viu em estádios de futebol aqui no Brasil. A maior intenção da Comissão de Mosaicos é elevar ainda mais o nome do Clube Atlético Paranaense, por isso não há nenhum fim lucrativo, tudo o que é arrecadado com doações e patrocínios é revertido para a montagem dos Mosaicos.

Entrevista com Julia Abdul-Hak
Como são discutidas as ideias?
As ideias para o Mosaico surgem ou no grupo de discussão do Mosaico Furacão, em um e-mail da equipe, ou no Fórum de Torcedores do Site Furacao.com (www.furacao.com/forum), que é um site também de torcedores atleticanos sem ligação com torcidas organizadas.
A partir daí, reunem-se as ideias e, na lista de discussões da equipe do Mosaico, é feita uma votação sobre a melhor ideia. Em alguns momentos essas ideias vão se aperfeiçoando na lista mesmo. O próximo passo é colocar a ideia em um desenho no Coreldraw. Para isso temos duas integrantes que trabalham para acertar letras ou desenho nas arquibancadas. O desenho é aprovado pelo grupo, é feita uma contagem de painéis necessários de cada cor e, enfim, é a hora de selecionar, cortar e dobrar o material.

O que representam os desenhos?
Os desenhos ou escritos dos Mosaicos são escolhidos de acordo com o momento do time ou do clube. Em um clássico contra o Paraná Clube, nas arquibancadas foi estampada uma bandeira do Estado do Paraná em vermelho e preto, já foi mostrada também uma fênix, em um momento ruim da equipe no Brasileiro do ano passado.

No dia do jogo, como é feita a organização?
No dia do jogo escolhido, os torcedores se reúnem na Arena da Baixada horas antes do início da partida e distribuem os painéis nas cadeiras do setor escolhido para abrigar o desenho. Em todos os jogos, pessoas identificadas com camisetas ou coletes da equipe Mosaico Furacão ficam nos túneis de entrada das arquibancadas
para orientar os torcedores. No momento que a equipe entra em campo, o desenho é formado na arquibancada. No final do jogo, a equipe recolhe os painéis que julga poderem ser usados em uma próxima vez.

Como esse material é reutilizado?

Quando estipulada a data do próximo Mosaico, compra-se o material e esses torcedores se reúnem e trabalham para separar o material do Mosaico anterior, o que pode ser reaproveitado do que foi recolhido. A partir daí, compra-se o material que falta e o grupo novamente se reúne para cortar, separar e dobrar o material, organizando por setores e cadeiras do estádio.

Fotos e História de cada Mosaico.

1. A estréia aconteceu no dia 20 de agosto de 2005, na partida entre Atlético e São Paulo, formando um gigantesco painel com as iniciais do clube - CAP.

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/721foto02.jpg





http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/7325mosaico3.JPG





2. A segunda edição do Mosaico foi no dia 02 de outubro de 2005, no jogo entre Atlético e Flamengo, com os torcedores reverenciando as duas principais conquistas do Atlético: os títulos Brasileiros da 2ª divisão (em 1995) e da 1ª divisão (em 2001), com os painéis formando as duas estrelas que simbolizam as conquistas.







3. O terceiro Mosaico foi no clássico regional entre Atlético e Paraná Clube, no dia 30 de outubro de 2005, com os torcedores formando uma enorme bandeira do estado do Paraná nas cores rubro-negras, numa referência à maior torcida do estado - "O Paraná é Rubro-negro".







http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/6414foto1.jpg

4. O quarto mosaico foi em 05 de fevereiro de 2006, numa homenagem ao então técnico do Atlético, Lothar Matthäus, com a formação de uma enorme bandeira da Alemanha nas arquibancadas do estádio atleticano.








http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/8948tratada1.jpg

5. Na sua quinta edição, o mosaico aconteceu no dia 12 de Outubro de 2006, no jogo entre Atlético e River Plate, com a imagem formando o símbolo estilizado das iniciais do clube: CAP.



http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/3874Mosaico2.jpg



6. Em 25 de Outubro de 2006, na partida contra o Nacional do Uruguai válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, um verdadeiro show foi protagonizado nas arquibancadas da Arena da Baixada, com a formação da maior bandeira do Brasil num estádio de futebol. Os torcedores atleticanos utilizaram mais de 2100 painéis na cores da bandeira nacional e homenagearam o Clube Atlético Paranaense como sendo o único clube brasileiro na Copa Sul-Americana de 2006.

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/914mosaico1.jpg






7. No dia 15 de novembro de 2006, na partida entre Atlético e Pachuca, também pela Copa Sul-Americana, foi a vez do tradicional coro do “Uh! Caldeirão!” ser lembrado pelo mosaico, numa constituição perfeita da força que o estádio tem para o time.

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/4153056.jpg

8. No dia 04 de abril de 2007, um mosaico profético foi realizado pelos torcedores, que mostrou o placar do jogo entre Atlético e Vitória, pela Copa do Brasil: 3 x 0 era o resultado que o Furacão precisava para obter a classificação e o pedido de todos os atleticanos foi demonstrado pelo mosaico.


http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/9900foto2.jpg



9. A nona edição do mosaico ocorreu no dia 09 de maio de 2007, no jogo entre Atlético e Fluminense, pela Copa do Brasil. O mosaico fez uma homenagem à torcida atleticana, o verdadeiro 12º jogador do time nos jogos na Baixada.

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/2160flu2.jpg

10. No dia 16 de setembro de 2007, no momento delicado que o Atlético enfrentava no Campeonato Brasileiro, mais uma vez a força do mosaico se disse presente. Contra o Palmeiras, na Baixada, o pedido era de união entre time e torcida, na bonita mensagem dos torcedores para a virada atleticana na competição. Foto enviada por Sullivan, Leitor do Blog.

11. Na final do Campeonato Paranaense, no dia 04 de maio de 2008, contra o Coritiba, com a mensagem de raça, que deveria prevalecer naquela partida e em toda a temporada.



http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/9124tratada1.jpg







12. E no dia 21 de setembro de 2008, um momento histórico: pela primeira vez o Mosaico Furacão foi realizado no setor Getúlio Vargas Inferior. O maior mosaico atleticano trazia a imagem de uma fênix, mostrando que o Furacão iria renascer das próprias cinzas.


http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/8279CAP_1tratada.jpg

13. Em outro clássico contra o Coxa no dia 7 de Março de 2010, a mensagem foi a seguinte: " E Somos a Maior".

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/251665.jpg

14. No dia 27 de Março de 2010, no jogo contra o Cascavel, a Comissão de Mosaicos confraternizou o aniversário atleticano de 86 anos.
http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/354869.jpg

15. O último mosaico foi nessa semana, no dia 21/04/10 no jogo entre Atlético x Palmeiras. O mosaico continha a palavra Respeito, em reverência a atitude racista do jogador Danilo do Palmeiras contra Manoel do Furacão.

http://www.mosaicofuracao.com.br/fotos/513071.jpg





8 comentários:

Unknown comentou:

eu axo essas coisas linda, olha p/ um estadio cheio, e dessa forma,fzndo essas imagen esmociona qlqr um ate qm não eh do time,
fico muito show

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

24 de abril de 2010 às 00:34
B.~* comentou:

Estádio cheio é uma loucura, bem estilo um show mesmo, a energia é de mais.

http://quadrado-magico.blogspot.com/

24 de abril de 2010 às 00:37
Yordan Cavalcanti comentou:

realmente sensacional

Me lembro que ano passado
armaram um bem bonito para o flamengo e ele perdeu o jogo

kKKKK

mas a intenção é muito boa

24 de abril de 2010 às 00:38
66666554 comentou:

Muito dahora
me recordo que um tipo da bahia foi tentar fazer uma vez ficou maio Fail,
mas esses tão d+

24 de abril de 2010 às 01:01
Unknown comentou:

muito bom...
eu tenho uma foto do mosaico "União", que foi contra o Palmeiras...
se quisserem me mandem um e-mail...
sullivan_sof@hotmail.com

24 de abril de 2010 às 13:54
Thiago comentou:

Olá,
Quem quiser ver os vídeos de alguns desses mosaicos, segue o link:

Mosaico - Respeito - Atlético 1 x 1 Palmeiras - Copa do Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=A3Fdwq1O1oY

Atlético PR 0 x 1 Fluminense - Mosaico - Copa do brasil :
http://www.youtube.com/watch?v=6M9eASuTNU4

86 Anos Atlético Paranaense - Mosaico :
http://www.youtube.com/watch?v=7CHHudxW4Pw

Atlético paranaense 3 x 0 Vitória - Mosaico - Copa do brasil :
http://www.youtube.com/watch?v=ALDsVmHHLxk

Atlético 1 x 1 Coritiba - 2010- Mosaico - E somos a maior
http://www.youtube.com/watch?v=ypRq8lOAttI

24 de abril de 2010 às 19:22
Maxi comentou:

voltei aqui pra falar muito boa a matéria mesmo *---*
E volto a dizer: O Atlético não merece a torcida que tem!

26 de abril de 2010 às 16:09
thiago comentou:

massa parabens!

11 de outubro de 2010 às 20:16

Postar um comentário