1

Craques da Copa: Didier Drogba

Didier Drogba
É um verdadeiro matador. Faz gols de todos os jeitos: chuta, cabeceio e bate falta com muita categoria. É o líder do Chealsea, que é o atual campeão inglês, campeonato que foi artilheiro. Seu país, a Costa do Marfim, está longe de ser favorita à copa, mas é bom tomar cuidado, há jogadores de muita qualidade e claro, Drogba é o principal astro.

História de Drogba.

O talento de Drogba para o futebol, começou a revelar-se ainda muito cedo. Ao dar conta da "pérola" que tinha na família, o seu tio Micael Goba, que jogava no futebol francês, conveceu os pais do jovem Drogba para que tentasse a sorte na França. Inicialmente jogador de lateral-direita, foi convecido por seu tio a jogar no ataque. Entretanto, sem oportunidades, o garoto resolveu voltar à Costa do Marfim.

Mas o destino encarregou-se de dar outra chance a ele, quando a sua família, devido às dificuldades econômicas do país, teve de emigrar definitivamente para França, em 1989.

Nas categorias de base do Lavallois, Drogba foi formando o seu estilo e o seu corpo, até que em meados de 1998, o Le Mans, da segunda divisão, decidiu contratá-lo. Duas temporadas e meia depois bastariam para dar o salto para o mais alto nível do futebol, com a camisa do Guingamp da primeira divisão, onde marcou 20 gols em uma temporada.

A raça e a potência de Drogba valeram-lhe em poucos jogos a admiração dos torcedores marselheses e o marfinense foi o vice-artilheiro da Ligue 1, além de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Francês e de ter levado a sua equipe à final da Copa da UEFA, que perderia para o Valencia.

Em seguida, José Mourinho, recém-chegado ao Chelsea, logo ordenou sua contratação. Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipe, "Drogs", em sua primeira temporada, teve uma grande participação na reconquista do campeonato inglês, cinquenta anos após o último título da equipe no torneio. O time também chegou às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA.

Logo tornou-se um dos ídolos e jogadores-símbolo dos Blues, a ponto de sua insatisfação com Luiz Felipe Scolari, que insistia em deixá-lo fora do time titular (embora o marfinense estivesse voltando de lesão) e que não permitiu sua negociação em janeiro de 2009 ter sido um dos motivos que determinaram a saída prematura do técnico brasileiro, no mês seguinte.

Já célebre, comandou a Seleção Marfinense rumo à classificação da primeira Copa do Mundo do país, a de 2006.

Nome: Didier Yves Tebily Drogba
Data de Nascimento: 11/03/1978
Local de Nascimento: Abidjan, Costa do Marfim
Altura: 1,88 m
Peso: 84 Kg
Posição: Atacante
Clube Atual: Chelsea
Camisa: 11

Lances da fera:


1 comentários:

Anônimo comentou:

Na última Copa seu futebol ficou desejando... mas estou prevendo hehehehe que contra o Brasil irá anotar dois...

17 de maio de 2010 às 18:38

Postar um comentário