6

Craques imortalizados por estátuas

Uma estátua de Franck Ribery será inaugurada hoje, quinta-feira (27/05) na praça Marienplatz, no centro de Munique. A homenagem ocorreu após a recente renovação de contrato do francês com o Bayern até 2015.


Aproveitando a ocasião, o Análise F.C faz uma lista dos jogadores que já foram homenageados desta forma.

Pelé: O Rei do futebol tem uma estátua no centro de Três Corações (MG), sua cidade natal. Atualmente por atos de vandalismo, a estátua do rei teve os dois braços arrancados.


Maradona: O Deus do futebol argentino recebeu a homenagem na sede do Boca Juniors, clube onde é ídolo.
Cristiano Ronaldo: O craque português é um ídolo na capital espanhola e por isso o mais incauto dos transeuntes poderia ter facilmente ficado convencido de que era real a estátua com 10 metros do jogador português colocada na Praça Ramales, em Madrid.




Romário : A homenagem a Romário foi colocada à beira do gramado de São Januário. Inaugurada na reta final da gestão Eurico Miranda, em 2007, para marcar os mil gols do atacante.


Zico: A estátua do galinho, maior ídolo da história do Flamengo está na calçada da fama do Maracanã.

Bobby Moore - Um dos principais jogadores da história da Inglaterra, tem uma estátua no estádio de Wembley.

Cruyff - Maior ídolo do futebol holandês foi homenageado na Espanha com uma estátua de chocolate em tamanho natural.

Nilton Santos - Tem uma estatua no Engenhão, estádio do Botafogo, clube do qual é um dos maiores ídolos.

Bellini - A mais famosa estátua de jogador não foi criada para celebrar um atleta. O monumento localizado em frente à entrada principal do Maracanã foi inaugurado em 13 de novembro de 1960, como uma homenagem à conquista do título mundial na Suécia, dois anos antes.

Garrincha - A imagem de um dos melhores atacantes da história, com a camisa da seleção brasileira, ficou durante anos em uma das rampas de acesso às arquibancadas do Maracanã e acabou sendo transferida para o hall dos elevadores do estádio. Um outro busto do eterno camisa 7, mas com a camisa do Botafogo, foi transferido no ano passado da sala de troféus da sede do Alvinegro para o Engenhão.

Eusébio - ídolo da Seleção Portuguesa e do Benfica, Eusébio foi homenageado em frente ao Estádio da Luz em Lisboa. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Marcou 733 gols em jogos oficiais.

Castilho - No estádio das Laranjeiras, está um busto de Castilho, goleiro que defendeu o Fluminense durante 18 anos e que foi convocado para quatro Copas do Mundo (de 50 a 62).

Ademir Menezes - Artilheiro da Copa do Mundo de 50, Ademir Menezes tem uma estátua na Ilha do Retiro. Um reconhecimento da diretoria do Sport a um dos principais jogadores revelados pelo clube pernambucano.

Palmeiras - Três bustos estão em uma das alamedas da sede do clube, perto do Palestra Itália: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia.


6 comentários:

Guizin comentou:

Ribery na estatua vai fica mais bonito do que de verdade : FATO !
A mais caprichada é a do Zico

27 de maio de 2010 às 20:45
Unknown comentou:

Mentira.....!!!
a noticia sobre a estatua do pelé não procede, moro em três Corações, nas proximidades deste monumento, é so eu olhar pela janela que a vejo, sem nenhuma avaria,afirmo nunca ouvi falar de tal ato de vandalismo....

29 de maio de 2010 às 18:13
koboyashi comentou:

e a do eusébio???

29 de maio de 2010 às 18:19
Anônimo comentou:

Bem edson, não é mentira. Inclusive, o G1, portal de notícias da globo,em 2007, noticiou o acontecido: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL54299-5598,00.html
Mesmo assim, agradeço pela informação.

Kobayashi. Obrigado pelo comentário. O post será atualizado com a estátua de Eusébio.

29 de maio de 2010 às 18:26
Willyam comentou:

Muito bom o post! =D

Mto bacana mesmo!

Um abraço! o/

30 de maio de 2010 às 03:55
Rui comentou:

mais duas que me lembro de cabeça, Jacinto João(J.J.), Vitoria de Setúbal(PT) e Pichichi, Athletic Bilbao(ES)

12 de junho de 2011 às 10:07

Postar um comentário