1

Bem-vindos de volta!

Coritiba, Figueirense, Bahia e América-MG estão de volta a elite do futebol brasileiro! Como não poderia deixar de ser, o blog faz esse post homenageando os clubes que agora voltam aos 20 melhores nacionais. Além de homenageá-los, o post também contêm informações sobre a história desses clubes.


O Coritiba que havia caído em 2009, sofreu a maior punição da História do Futebol Brasileiro: 10 mandos de campo, obrigando o Alviverde paranaense a mandar parte de seus jogos em Joinville/SC. A lógica seria de que o Coritiba entraria no Campeonato, totalmente desestruturado, brigando para não cair para a Terceira Divisão. Mas o Coritiba é valente, é gigante! Aliado a uma ótima administração do Vice-Presidente do Clube, Vílson Ribeiro de Andrade e demais componentes da nova diretoria, e principalmente, ao comprometimento e caráter que os jogadores e o treinador Ney Franco demonstraram, o Coritiba deu a volta por cima e voltou a Elite com quatro rodadas de antecedência, garantindo o título na penúltima rodada, graças a um tropeço do Bahia.

O Figueirense, que havia caído em 2008, também está de volta a elite. A equipe catarinense formou um grupo sólido, mesclando vários jogadores da base (Roberto Firmino, Pedro Carmona etc) com alguns mais experientes (Reinaldo, Fernandes, Túlio, Ygor). A coroação do trabalho do Técnico Márcio Goiano, veio na 36º rodada, com o acesso garantido matematicamente.

O Bahia também está de volta a Série A, após 7 anos. De 2003 até os dias de hoje, o Bahia foi do céu ao inferno. Em 2005, o rebaixamento para a Série C, em 2006, o fracasso ao não conseguir voltar para a Segunda Divisão. Em 2007, o pior momento da história do EC. Bahia. Durante o jogo em que levou o Bahia de volta a Segunda Divisão (Bahia x Vila Nova), parte da arquibancada do Estádio Fonte Nova desabou, causando a morte de 7 torcedores. Autoridades interditaram o Estádio. A decisão foi um duro golpe para o torcedor tricolor: a implosão da velha Fonte Nova. Mas como diria o ditado: “após a tempestade, vem a bonança”. Embalado pela sua enorme torcida, que lotou Pituaçu em praticamente todos os jogos, o Bahia voltou a Série A, na 36º rodada.

O América Mineiro foi o clube que subiu, que teve mais dificuldades. Longe da Primeira Divisão desde 2001, a equipe voltou após ter uma história semelhante a do Bahia. Chegou a amargar temporadas na Terceira Divisão, mas está de volta. Embalado pela boa forma do experiente centroavante Fábio Junior, do goleiro Flávio e do meia Irênio, o América garantiu seu retorno na 38º rodada, ao empatar por 0x0 com a Ponte Preta em Campinas.

Obs: O texto foi escrito por Felipe Ribeiro, amigo do blog.

#Recomendamos:
Colmeia, Sussegado e Brogado.

1 comentários:

Anônimo comentou:

Po queria que o duque de caxias subice pra primeirona .. :( mas ta bom..

2 de dezembro de 2010 às 13:24

Postar um comentário